sexta-feira, 27 de abril de 2012

COMENTÁRIO enviado do Professor Jorge Gomes sobre o 1º ANIVERSÁRIO da Revista Psicologia na Actualidade:



"Psicologia é uma ciência fundamental e aplicada com 150 anos de história,desde que o primeiro laboratório foi fundado na Alemanha por um dos pais desta ciência, W. Wundt. Apesar da sua relativa jovialidade, quando comparada com outras ciências, a psicologia entrou definitivamente no imaginário colectivo da sociedade, e tem já um espaço próprio de actuação,não apenas ao nível de indivíduos e grupos, mas também ao nível de
organizações humanas mais complexas. Em Portugal, a ciência tem feito notáveis progressos apenas nos últimos50-60 anos, todavia recuperando neste espaço de tempo o atraso relativamenteao seu progresso em outros países. Para isso muito tem contribuído otrabalho de uma legião de psicólogos, recentemente reunidos sob um interessecomum corporizado numa ordem profissional.
A revista Psicologia na Actualidade insere-se neste movimento crescente demostrar a capacidade que a ciência psicológica tem em melhorar não apenas avida das pessoas, mas também a vida nas e das organizações onde vivem e trabalham as pessoas. O nascimento da revista cumpre com este número 1 ano de idade. Um ano em que foram mostrados vários trabalhos que ilustram de
forma pungente a força da psicologia em Portugal, assim como a variedade de intervenções e de sectores da sociedade onde pode introduzir melhorias epropor desenvolvimentos.
Faltavam revistas na área. Faltava uma voz para a ciência produzida pelos psicólogos, que chegasse não apenas à comunidade científica, mas também às outras comunidades. Faltava revelar quão diversa a ciência psicológica pode ser.
A Psicologia na Actualidade veio contribuir para minimizar estas faltas.
Parabéns."

Professor Doutor Jorge Gomes
Professor no ISEG e Membro da Comissão Científica da Revista

Sem comentários:

Enviar um comentário